livro-zumbi-dos-palmares-discursos-afirmativos

Lançamento do livro do professor José Vicente aconteceu em SP nesta quarta feira (12)

A obra “Discursos Afirmativos”, lançada na Livraria Cultura da Avenida Paulista, segundo o autor tem como objetivo informar sobre a importância da palavra na inclusão do negro na sociedade e aborda o tema da luta por educação e a conquista de diretos do provo afrodescendente.

“Eu tentei, com o livro, informar o público em geral como foi importante a palavra na abertura do processo de inclusão e visibilização do negro na sociedade brasileira, sobretudo aqui em São Paulo. Foram várias frentes, várias lutas, e o discurso cumpriu um papel muito importante”, disse o autor.

O livro demonstra como a palavra, como o discurso ajudou a formar cada momento da história dos negros. “O discurso continua sendo uma arma poderosa na mudança e tranformação da sociedade, das ideias e do mundo, e que no final constrói, muda. É importante que a gente tenha compreensão disso e continue aprimorando o discurso para ajudar a fazer as mudanças que tem que ser feitas”, completa.

Ninguém menos que o presidente do conselho de administração do Banco Bradesco, Luiz Carlos Trabuco, foi primeiro a adquirir seu livro, com direito a dedicatória. Trabuco reconhece os grandes talentos do colega: “O professor José Vicente é um pioneiro e determinado com os discursos afirmativos, através da Zumbi dos Palmares ele consegue defender a tese da inclusão do afrodescendente, e inclusão é uma palavra fundamental para termos uma igualdade social”.

Rodrigo Leitão, 36 anos, estudante de direito da Zumbi, afirma que tem as melhores espectativas para a leitura do livro, segundo ele, o reitor além de um grande incentivador é um pai pros alunos e, por isso, deseja, com a leitura, continuar se espelhando no professor. Outros alunos da faculdade participaram do evento e de sua organização, junto com Leitão.

O livro utiliza inúmeros artigos reproduzidos em jornais brasileiros, principalmente no Estado de São Paulo, escritos em épocas e contextos diferentes, sobre o combate pela defesa dos direitos dos negros.

“Esse livro é mais um trabalho do professor que representa um farol para nós que somos afrodescendentes, defendendo a causa e aproximando a sociedade, brancos e negros”, disse o desembargador do TRT (Tribunal Regional do Trabalho) de Campinas, Lorival Ferreira dos Santos.

A Universidade Zumbi dos Palmares é parceira do Vai-Vai em diversos projetos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here